Tratados

ANÁLISE :: Afirmações de Portugal

tropas PT

Durante a última presidência portuguesa da UE, ocorrida no segundo semestre de 2007, foi possível a Portugal deixar a sua impressão digital e marcar a agenda política europeia, durante seis meses, com um traço próprio, perceptível para quem conhecesse a nossa história. Provas disso foram, acima de tudo, as cimeiras com Africa e com o Brasil – muito mais importantes, deste ponto de vista, do que baptizar de “Lisboa” o Tratado assinado durante a presidência. As três presidências portuguesas ofereceram oportunidades de afirmação internacional que foram devidamente aproveitadas. Sabendo que as propostas de reforma institucional previstas no Tratado de Lisboa apontam para o fim deste sistema, que restará a Portugal?

Uma vez que a presidência da UE nunca seria suficiente para preencher a agenda externa portuguesa, o caminho traçado tem passado, desde os anos 1990, pela participação em missões internacionais, primeiro sob bandeira da NATO e, posteriormente, sob comando da UE. Os sucessivos ministros da defesa e dos negócios estrangeiros portugueses têm compreendido que, para Portugal, a participação nas acções da Aliança Atlântica e da UE é fundamental para a sua afirmação internacional e que este comprometimento traz benefícios líquidos ao país. 

São várias as questões que podem colocar-se sobre este tema. Pode duvidar-se da estratégia adoptada de participar em tantas missões, em detrimento da concentração de mais forças em determinados cenários;  pode até, em última instância, questionar-se quais os verdadeiros resultados desta opção, tendo em conta a equação risco/benefício. Mas tudo aponta para que o caminho a manter seja este. A reunião do Conselho de Estado sobre o reforço das forças portuguesas no Afeganistão, a decorrer neste momento, surge como mais um passo na demonstração de que esse esforço é para continuar, dentro das possíbilidades do país. Ainda bem.

 

 

Junho 15, 2009 - Posted by | Sem categorias | , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: