Tratados

Ontem e hoje

Sobre a lógica do sionismo e as suas consequências hoje

“É interessante constatar que o sionismo não reconhece um povo israelita. Continua a falar de um ‘povo judeu’. Por conseguinte, nem o nacionalismo árabe nem o sionismo reconhecem o facto de ter nascido, no Médio Oriente, uma sociedade, uma cultura que, podemos mesmo dizer, tem um língua. Daí resulta que não há um cinema judaico, mas um cinema israelita. Não há um teatro judaico, mas um iídiche. Não há uma literatura judaica, mas uma literatura israelita. Porque trata tão mal o sionismo a sua criação?”

Sobre a complexa equação cidadania vs identidade em Israel

“A minha tese, que demonstra que os judeus são plurais, com uma incrível riqueza de origens, é contraditória com a política identitária de Israel. Em Israel, temos um regime profundamente antidemocrático, que não procura servir a sociedade, mas a etnia judaica espalhada pelo mundo, ou seja, não é um Estado dos israelitas. Não se diz que Israel pertence aos israelitas. De modo algum. Pertence mais a Alain Finkielkraut e Bernard Henri-Lévy do que ao meu colega da universidade que nasceu em Nazaré (nota: cidade maioritariamente árabe). Esta contradição profunda da cidadania israelita vai fazer o país estoirar e contraria todas as razões históricas que avancei no meu livro. Em Israel, sublinhar que judeu é uma etnia define um Estado que não é ‘democrático’, mas ‘etnocrático’.”

O historiador israelita Shlomo Sand em entrevista ao L’Humanité, em Abril, reproduzida no número de Junho do Courrier Internacional – Portugal.

Junho 20, 2009 - Posted by | Sem categorias | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: