Tratados

CIA à cabeceira e na mochila

Historia-da-CIAComeça assim:

Um Legado de Cinzas é a história dos primeiros 60 anos da Central Intelligence Agency (CIA). Descreve como o país mais poderoso da história da civilização ocidental não conseguiu criar um serviço de espionagem de primeria classe. Este fracasso constitui um perigo para a segurança nacional dos Estados Unidos.

“Os serviços de espionagem são uma actividade secreta com o objectivo de compreender ou alterar o que acontece no estrangeiro. O presidente D. Eisenhower chamou-lhe ‘uma necessidade repugnante, mas vital’. Uma nação que quer projectar o seu poder para lá das suas fronteiras tem de olhar para o horizonte, saber o que aí vem, evitar ataques contra o seu povo. Tem de antecipar a surpresa. Sem um serviço de informações forte, inteligente e activo, os presidentes e generais podem ficar cegos ou incapacitados. Mas, durante toda a sua história enquanto superpotência, os Estados Unidos nunca tiveram esse serviço.”

E depois continua, durante mais 800 páginas. Mesmo estando ainda no início, posso já recomendar este livro de Tim Weiner. Não se ganha o Pulitzer duas vezes em vão.

Agosto 22, 2009 - Posted by | 1 | ,

1 Comentário »

  1. […] Ontem, na base da CIA em Khost, foram oito os norte-americanos mortos por um bombista suicida. O ataque foi reivindicado por um porta-voz dos taliban, que referiu tratar-se de um acto perpetrado por um agente do Exército Nacional Afegão. Duro revés para as forças americanas. Como referiu Bruce Hoffman, “every American death in a theater of war is tragic, but these might be more consequential given these officers’ unique capabilities and attributes.” Pode ser que nunca se venha a saber quais as consequências deste revés, quais as acções abortadas ou definitavemente comprometidas. Ou isso ou esperar por um segundo volume, outras 800 páginas. […]

    Pingback por CIA pelos ares no Afeganistão « Tratados | Dezembro 31, 2009 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: