Tratados

“Mega Prós e Contras” sobre a Europa e os seus muçulmanos

O Público de hoje traz mais uma excelente reportagem de Alexandra Lucas Coelho, desta feita relativa a um mega-debate ocorrido em Londres sobre o tema da presença muçulmana na Europa. Como refere a Alexandra, foi uma espécie de “mega Prós e Contras”, em que, num Teatro londrino, perante 800 pessoas, Tariq Ramadan e Petra Stienan, por um lado (a favor), e Douglas Murray e Flemming Rose, por outro (contra), debateram a moção “A Europa está a deixar ficar mal os seus muçulmanos” (Europe is failing its Muslims).

Após o debate, que se baseou em argumentos que podem ser aferidos na notícia e neste post de Martin Rose, do British Council, a tendência inicial da votação alterou-se e a moção foi rejeitada – tanto devido à má formulação da pergunta (que, no fundo, generaliza os muçulmanos, colocando-os todos ao mesmo nível) como à capacidade retórica de Murray, como ainda, eventualmente, à própria força dos argumentos utilizados.

Do ponto de vista analítico, a votação vale pouco, naturalmente, mas é interessante questionar se o resultado obtido seria igual se o debate fosse noutros países. Em todo o caso, do ponto de vista social, é uma boa iniciativa que gerou uma discussão com um tom progressivamente pacificador – ainda que o formato adoptado fosse dado a populismos. Não se pode ter medo do debate, e conhecer os argumentos de quem discorda da nossa opinião é sempre um bom caminho para formar uma opinião mais fundamentada.

Foto: Site do Projecto Our Shared Europe, do British Council.

Fevereiro 28, 2010 - Posted by | 1 |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: