Tratados

Agora sim, as relações Washington-Tel Aviv podem entrar nos eixos

No passado dia 17, a imprensa internacional noticiou que as autoridades israelitas estavam a confiscar os novos iPad. Não só não estavam a ser vendidos (a pré-venda começa apenas em Maio) como estavam a ser literalmente confiscados. Levantaram-se dúvidas acerca dos motivos para esta acção (interferência com as comunicações israelitas, segurança, etc), mas o Ministro das Comunicações esclareceu que a tecnologia do sistema de wireless dos iPad, de origem americana, é mais potente que a permitida na Europa e em Israel, e que portanto violava a lei israelita. Vários especialistas estranharam o argumento, uma vez que tal nunca havia sido alegado em relação a iPhones, Blackberrys ou outros dispositivos semelhantes de fabrico norte-americano. Para os habitantes de Tel Aviv, os maiores consumidores de gadgets que alguma vez vi, deve ter sido dramático, mas aparentemente a situação estará resolvida, e a sua utilização será permitida a partir de hoje. Um novo fôlego na resolução da crise Washington-Tel Aviv… 

Se, para além do fait divers, se quiser perceber qual o estado das relações entre os Estados Unidos e Israel, pode ler-se: 

Time for an Obama Trip to Israel?
President Obama sees the Israeli-Palestinian conflict as a national security issue. But badly strained U.S.-Israel relations mean progress is unlikely unless Obama travels to Israel on a trust-building mission, says Middle East expert Daniel Brumberg.

U.S.-Israel: Unsettled Relationship. Entrevista de Deborah Jerome a Elliott Abrahams, Steven Cook, Leslie Gelb, Daniel Senor e a Steven Simon.

Obama Recharged US – Mideast Policy – Walter Russell Mead, Henry A. Kissinger Senior Fellow for U.S. Foreign Policy

Abril 25, 2010 - Posted by | Sem categorias | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: