Tratados

Mundo pequeno, este do terrorismo

Dois dias antes do 11 de Setembro de 2001, Ahmad Massud, o líder da Aliança do Norte (a força opositora aos taliban) foi assassinado num ataque suicida no Afeganistão por militantes ligados à al-Qaeda. Foi um golpe importantíssimo na oposição anti-taliban e um prenúncio para o 11 de Setembro, que estava já ao virar da esquina. Como sempre acontece quando se emprega este modus operandi, houve mais mortes durante este ataque para além de Massud.

Ontem, aqui na Bélgica, Malika El Aroud, cidadã belga de 50 anos, foi condenada a 8 anos de prisão ter criado, dirigido e financiado um grupo terrorista neste país. Com ela, mais 7 pessoas foram condenadas por integrar a mesma célula, com penas a oscilar entre os 40 meses e os 8 anos. De acordo com o que a investigação apurou, um email foi interceptado dando conta de que um ataque terrorista estaria iminente. Malika El Aroub era viúva de um agente da al Qaeda que morreu em sequência daquele atentando em vésperas do 11 de Setembro. Quando se passa uma barreira mental e se entra na esfera do terrorismo, nenhum ódio se perde nem desaparece; nada se perde, tudo se transforma.

A história completa da relação entre Malika e Abdessattar é fundamental para perceber algumas das dinâmicas das células terroristas na Europa. A forma como ambos se conheceram na Bélgica, como Malika entrou no Islão mais radical, a forma como ela e o namorado idolatravam a figura de Bin Laden, tudo isso está descrito neste excelente “Love in Times of Terror“, reportagem publicada na Marie Claire há um ano atrás. Tudo isto acontece debaixo dos nossos olhos, e no entanto não o conseguimos ver. Este é que é o problema.

Maio 11, 2010 - Posted by | Sem categorias | , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: