Tratados

Ser anti-Israel é diferente de ser anti-semita, mas nem por isso deixa de ser nojento e ter resultados desprezíveis

Há duas horas atrás, no fim de um encontro informal com alunos israelitas em que se discutiu as relações UE-Israel-Médio Oriente:

Ele: De onde és, em Portugal?

Eu: Sou do Porto, a segunda cidade do país.

Ele: Infelizmente não fui lá, fui só a Lisboa. É a cidade mais espectacular da Europa.

Eu: Sim, Lisboa é fantástica!

Ele: Eu gostei tanto que depois levei toda a minha família a Portugal. Lisboa é mesmo espectacular. Mas, sabes, em Portugal foi o sítio da Europa onde senti maior hostilidade em relação ao facto de ser israelita.

Eu: A sério? Isso deixa-me muito surpreendido.

Ele: Pois… Fui ver um jogo de futebol entre o Sporting e o Benfica…

Eu:… ah! Eu sou do Sporting!

Ele: Eu também. Gosto muito do João Moutinho.

Eu: Eu não, mas isso podemos discutir depois…

Ele: Gostei muito de estar no Estádio José Alvalade antes de começar o jogo. Estava com pessoas do DUXXI, estavam todos a ser muito simpáticos, estavamos já a falar há algum tempo quando me peguntaram: “Então, de onde és?” Eu respondi que era israelita. Então viram-me as costas e disseram-me: “És israelita, nem sequer falamos contigo”.

Maio 31, 2010 - Posted by | Sem categorias | ,

6 comentários »

  1. O mais triste de tudo é que de certeza que os gajos que viraram costas nem se quer sabem o que é politica internacional, o que se passou e passa no mundo! Pior de tudo, passam essa imagem para fora, ficando as pessoas a acharem que todos os portugueses são assim!

    Agora uma brincadeira, é natural que em Lisboa eles pensem isso dos Israelitas, afinal são todos MOUROS!!!!

    Comentar por Paulo Simoes | Junho 1, 2010 | Responder

  2. Em princípio, é alguém que nasceu no território de Israel. Da mesma maneira que ser português, é alguém nascido em Portugal. Em Portugal há comunistas, mas isso não quer dizer que TODOS os Portugueses são comunistas. Este é uma dos piores problemas quando se fazem generações sem bases fundadas. É sobretudo uma demonstração de uma falta de cultura atroz.Saber-se-à que 98% dos portugueses têm, de uma forma ou outra, ascendentes israelitas ? Isso fará de nós melhores ou piores ou até diferentes do que somos ?

    Comentar por amgraca | Setembro 14, 2010 | Responder

    • amgraca,

      Obrigado por comentar. De acordo com tudo. Diria apenas que os “antecedentes” são “judaicos”, e não “israelitas”. Claro que isso não torna os portugueses melhores ou piores; isto é tão óbvio que até é ridículo referir. Mas não fazia mal que se tivesse, em relaҫão a isso, uma consciência mais alargada.

      Comentar por Bruno Oliveira Martins | Setembro 14, 2010 | Responder

  3. Esse preconceito é resultado da postura de Israel. Um estado ilegal fundado com sangue inocente, cujo povo também se torna vítima das atitudes de seus governantes. Da mesma forma que o rapaz israelita sofreu preconceito em portugal, cidades alemãs desmilitarizadas sofreram ataques aliados, que utilizavam-se de fósforo branco. Hitler não só foi responsável pela morte de judeus, ciganos, homossexuais, cidadãos do leste europeu e comunistas, mas também de alemães. O povo sempre sofre no final.

    Comentar por Rafael Santos | Fevereiro 3, 2011 | Responder

    • Rafael Santos, comparar a actuação de Israel em relação aos palestinianos com a dos nazis em relação aos judeus é ignorância histórica, adopção de cartilha extrema-esquerdista e falta de noção de proporção. Olhar para o caso relatado e procurar uma desculpa para o que feito é alimentar o preconceito no qual se funda o antisemitismo e outros racismos.

      Comentar por Bruno Oliveira Martins | Fevereiro 3, 2011 | Responder

  4. Este site defende os israelenses, mais quem defende os palestinos das mãos sujas de israel?
    Defender israel e como defender a Alemanha nazista, Bruno Oliveira Martins você defende israel Que massacra palestinos e isto e nojento e desprezível.

    Comentar por Felipe | Janeiro 31, 2012 | Responder


Deixe uma Resposta

