Tratados

A Estónia já tem uma bela história destas para contar

Notícia publicada há dois dias pelo computerworld.com.pt. Sempre que me falam em livros e séries de espiões, contra-terrorismo, guerra, etc, digo sempre que a realidade é bem mais interessante e surpreendente que a ficção. Pelo menos a mim, nestes assuntos, basta-me.

Simulação Europeia de Ciberataque

Peritos em cibersegurança testam hoje os meios europeus de defesa informática em simulação.

O CiberEuropa 2010 testou hoje as capacidades de resposta europeia a um ciberataque. O exercício “inédito de simulação de ciberataques” visou obter “resposta a tentativas simuladas, por parte de hackers (atacantes), de paralisação de serviços em linha fundamentais em diversos Estados membros da UE”, revelou a Comissão Europeia.

A simulação envolve um “cenário em que a conectividade através da Internet entre os países europeus vai sendo gradualmente eliminada ou significativamente reduzida em todos os países participantes, de modo que os cidadãos, as empresas e as instituições públicas terão dificuldade em aceder a serviços em linha essenciais. Neste exercício, os Estados-Membros terão de cooperar entre si para evitar uma ruptura total (simulada) da rede. O evento é organizado pelos Estados membros da UE [bem como a Islândia, a Noruega e a Suíça, como observadores] com o apoio da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) e do Centro Comum de Investigação (CCI). Ao exercício de hoje seguir-se-ão outros, com cenários mais complexos, em que se passa da escala europeia para a escala mundial”.

Entre as autoridades nacionais participantes, estão “representantes dos ministérios das comunicações, responsáveis da proteção de infraestruturas de informação críticas, organismos de gestão de crises, equipas de resposta a incidentes de segurança informática, responsáveis de segurança da informação e de serviços de inteligência em segurança”, refere o El Mundo. Entretanto, Burma está desde terça-feira a sofrer um ataque real de “distributed denial of service” (DDoS) com um enorme envio de dados que congestionam o acesso “modesto” à Internet de 45 Mbps.

Novembro 6, 2010 - Posted by | Sem categorias

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: