Tratados

Que nunca caiam as pontes entre nós

Por muito que a construção europeia tenha sido altamente bem sucedida em pacificar o continente, dirimindo conflitos e actuando preventivamente antes que outros se tornassem inevitáveis, há ainda muito trabalho na agenda de Bruxelas. O mais duradouro e mais problemático dos casos prende-se com a questão de Chipre e as relações entre a Grécia e a Turquia em geral.

Várias dimensões desta problemática relação têm implicações directas no funcionamento tanto da UE como da NATO. Hoje, surgem notícias de que a Grécia pretende trazer mais uma dimensão para cima da mesa. De acordo com o EU Observer, Atenas pretende construir um muro ao longo dos 206 km de fronteira que partilha com a Turquia, à imagem – segundo o artigo – daquele que separa os Estados Unidos do México. O termo de comparação, no entanto, não deve ser esse – nem mesmo o muro que separa Israel e a Cisjordânia, que a UE não se cansa de criticar. Os muros da Europa têm uma conotação diferente, um significado que a construção europeia ajudou a dirimir. A UE derrubou os muros da Europa. Espera-se que, em  2011, esteja à altura da sua história.

Janeiro 3, 2011 - Posted by | Sem categorias

1 Comentário »

  1. Perfeito.

    A foto lembrou-me quando tinha 8 anos e de longe em outro continente não conseguia pensar em outra coisa a não ser o que via (e mal entendia) na televisão.

    Vim para nesse mundo das relações internacionais não consigo deixar de pensar que foi pelas cenas daquela noite na Alemanha.

    Comentar por Mário Machado | Janeiro 20, 2011 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: