Tratados

Prémio Jacques Delors 2009

PrémioJDelors2009O Prémio Jacques Delors 2009 – Melhor Ensaio Académico Sobre Temas Comunitários foi entregue à obra “Segurança e Defesa na Narrativa Constitucional Europeia, 1950-2008“. Corresponde basicamente à minha dissertação de mestrado em Estudos Europeus – vertente estudos políticos que defendi na Universidade do Minho em Setembro de 2008, sob orientação de Laura C. Ferreira-Pereira. Muito sumariamente, neste estudo comparo o processo de constitucionalização da União Europeia, desde a Declaração Schuman até ao Tratado de Lisboa (à luz da disciplina do constitucionalismo europeu) com o processo por virtude do qual a UE adquiriu uma dimensão de segurança e defesa, analisando as suas diferentes fases e projectos, tais como a Comunidade Europeia de Defesa, os Planos Fouchet, os relatórios Davignon e Tindemann, o Acto Único, os Tratados de Maastricht, Amesterdão, Nice, Constitucional e de Lisboa e algumas CIGs e cimeiras bilaterais fundamentais. Descobrem-se pontos de intersecção muito interessantes, e assim se percebem melhor algumas das complexas dinâmicas da UE.

«Tratando-se de um trabalho que incide o seu foco de luz analítica na dimensão de segurança e defesa da construção europeia, não surpreende a viagem no tempo que o autor empreende para sublinhar a relevância atribuída à questão da segurança e defesa pelos arquitectos da primeira Comunidade Europeia (leia-se, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Em boa verdade, tivesse a vontade destes últimos prevalecido sobre os ventos da história soprando na direcção contrária, a segunda Comunidade Europeia a ver a luz do dia teria sido a Comunidade Europeia da Defesa (CED) e a terceira, a Comunidade Política Europeia, sendo certo que a criação de ambas representaria a materialização integral dum ambicioso plano de integração política e militar ao serviço da promoção do valor matricial da paz e da união cada vez mais estreita entre os povos europeus». [Laura C. Ferreira-Pereira in Prefácio]

5 comentários »

  1. Muito bem🙂

    Abraço

    Comentar por Hugo Vilela | Março 1, 2010 | Responder

  2. Muitos parabéns!

    Comentar por Paulo Sá | Abril 20, 2010 | Responder

  3. Muitos Parabéns… ;)certamente este será um “sitio” que virei visitar muitas outras vezes!
    Parabéns pelo Prémio.. e acima de tudo Parabens pelo trabalho desenvolvido…
    Gostei!

    Comentar por Sara Pinto e Castro | Setembro 16, 2010 | Responder

  4. […] Prémio Jacques Delors 2009 […]

    Pingback por R:I e a política externa portuguesa « Tratados | Janeiro 19, 2011 | Responder

  5. pois mas tambem certas denucias sobre a corine thinon que por falta de imaginacao plagia o conhecido artista da luz sr. moreira aguiar fatura milhares de euros em lagos algarve e mais grave apos uma rasca imitacao faz centenas de copias do mesmo e assim vai enganando os turistas e cada vez mais rica. chegu a lagos a 10 anos numa carroca agora faz vida luxo casas carros topo gama nao tem financas ainda tem apoio da camara a publicitar fraude……………bravo…………

    Comentar por Anónimo | Junho 11, 2012 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: